cbdMD Brasil

Fique por dentro sobre Sistema Endocanabinóide

Fique por dentro sobre Sistema Endocanabinóide

O sistema endocanabinóide é um sistema complexo de sinalização celular encontrado em mamíferos, incluindo seres humanos. Ele desempenha um papel fundamental na regulação de uma variedade de funções fisiológicas e processos cognitivos. O nome do sistema é derivado do composto psicoativo encontrado na cannabis, o THC (tetrahidrocanabinol), que foi inicialmente descoberto por causa dos efeitos da cannabis no corpo humano.

O sistema endocanabinóide consiste em três componentes principais:


1. Receptores endocanabinóides: Os receptores canabinóides são encontrados em toda parte do corpo e no cérebro. Os dois principais tipos de receptores endocanabinóides são os receptores CB1 e CB2. Os receptores CB1 estão principalmente localizados no sistema nervoso central, enquanto os receptores CB2 estão predominantemente presentes no sistema imunológico.


2. Ligantes endógenos: Estes são os compostos produzidos pelo corpo que se ligam aos receptores canabinóides. Os dois principais ligantes endógenos são a anandamida e o 2-araquidonilglicerol (2-AG).


3. Enzimas que sintetizam e degradam os ligantes: Enzimas no corpo são responsáveis pela síntese e degradação dos ligantes endocanabinóides. A enzima principal envolvida na degradação da anandamida é a amida hidrolase de ácido graxo (FAAH), enquanto a enzima principal envolvida na degradação do 2-AG é a monoacilglicerol lipase (MAGL).


    O sistema endocanabinóide desempenha um papel crucial na regulação de uma variedade de funções fisiológicas, como apetite, sono, humor, dor, resposta imune, reprodução e memória. Ele está envolvido em processos como a homeostase, que é o equilíbrio interno do corpo, e desempenha um papel na resposta do organismo ao estresse.

    Pesquisas contínuas sobre o sistema endocanabinóide estão revelando cada vez mais seu papel na saúde humana e sua relevância potencial para o desenvolvimento de novos tratamentos para uma variedade de condições médicas, incluindo dor crônica, distúrbios do humor, doenças neurodegenerativas e distúrbios do sono.

22 de Abril de 2024

Compartilhe:

Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco